O Natal é uma das épocas mais mágicas do ano, e ninguém representa melhor esse espírito festivo do que o Papai Noel. Neste blog, descubra as origens do Papai Noel, seus diferentes nomes e mais. 

A origem do Papai Noel 

A figura do Papai Noel é inspirada no São Nicolau, um bispo que nasceu na região onde hoje é a Turquia e ficou conhecido por ser generoso com os necessitados, em especial com as crianças. 

Ao longo dos séculos, as lendas envolvendo as boas ações do bispo se fundiram às tradições locais em diferentes partes do mundo até formarem o imaginário popular do bom velhinho que conhecemos hoje. 

A sua icônica roupa vermelha com detalhes brancos, por exemplo, foi popularizada em uma campanha publicitária da Coca-Cola em meados dos anos 1930. Em representações antigas, ele aparecia, por vezes, com vestimentas de bispo, normalmente nas cores verde ou dourado. 

Já a ideia de associar o lar do Papai Noel com o Polo Norte foi consolidada também no século XIX, através de poemas e histórias que descreviam o Papai Noel vivendo em uma região remota e cercada por neve. Esse imaginário ganhou mais espaço após a Finlândia investir no turismo e criar uma vila natalina que ficou conhecida internacionalmente como a casa oficial do Papai Noel.

Os vários nomes do Papai Noel

Em países de língua inglesa, o Papai Noel é conhecido, principalmente, por dois nomes distintos. Nos Estados Unidos, o bom velhinho é chamado de Santa Claus. O nome tem origem na adaptação americana do holandês Sinterklaas, uma celebração em homenagem a São Nicolau. 

A figura de Santa Claus foi popularizada nos EUA no século XIX, em parte por influência do poema A Visit from St. Nicholas, também conhecido como The Night Before Christmas. Nesse poema, ele é descrito como um homem alegre que viaja em um trenó puxado por renas, entregando presentes para as crianças na noite de Natal. 

Já na Grã-Bretanha, a figura do bom velhinho era associada às festividades pagãs que aconteciam na região, simbolizando alegria durante o solstício de inverno. Posteriormente, as celebrações foram incorporadas pelo cristianismo e a figura recebeu o nome de Father Christmas, Pai Natal em tradução literal. 

No entanto, com a influência de Santa Claus no século XIX, Father Christmas passou a incorporar muitas das características do Papai Noel americano. Hoje, os dois nomes são frequentemente usados no Reino Unido. 

No Brasil e em outros países de língua portuguesa, o nome do bom velhinho tem origem no francês: o termo “Noel”, derivado de Noël, significa “Natal”. Esse nome é resultado da influência europeia no Brasil devido à colonização. 

O Papai Noel é uma figura que transcende idiomas e culturas, unindo pessoas ao redor do mundo, independente do seu nome. Quer saber mais curiosidades e detalhes sobre a língua inglesa de um jeito divertido, diferente e descomplicado? Faça parte da comunidade House e venha ser um Housemate. Matricule-se já!