blog

5 dicas para melhorar sua conversação em inglês

Você já sentiu dificuldade de se expressar em inglês em uma conversa? Se a resposta for sim, fique tranquilo, todo mundo já passou por isso. Mesmo dominando todas as outras habilidades (writing, listening e reading), é na hora de colocar o speaking em prática que os alunos costumam travar. Os motivos podem ser muitos, mas o medo de errar é o que mais faz eles fugirem de bater um papo.

Até os mais experientes passam por esse apagão. Mesmo depois de morar meses em outro país conversando diariamente com nativos, quando passamos bastante tempo sem praticar o idioma em “voz alta” a conversa demora a fluir.

Nos próximos parágrafos, vamos te explicar por que isso acontece e dar dicas de como melhorar a conversação em inglês para não perder nenhuma oportunidade.

Por que é tão difícil conversar em inglês?

Tente imaginar uma criança aprendendo a falar. Primeiro ela observa, imita os sons e repete as palavras ainda sem entender. Em seguida, os diálogos se resumem em uma ou duas palavras acompanhadas de muitos gestos e expressões. E aí, quando você vê, ela já está falando pelos cotovelos e querendo saber o porquê de tudo. Que estranho, agora não parece tão difícil!

Será que era difícil mesmo ou só estava difícil?

A grande questão não é “por que”, mas “como”.

Como pode ficar mais fácil conversar em inglês?

A principal barreira para a conversação em inglês está justamente na forma de ensinar e aprender. Se a interação é a nossa forma natural e instintiva de conhecer o mundo, por que ela só ganha destaque depois que conhecemos uma vasta lista de palavras e frases hipotéticas para diálogos? A conversação tem que ocorrer todos os dias, desde o começo da aprendizagem, e tem que fazer sentido para o aluno. E é aí que entra a primeira dica.

1# Converse sobre assuntos interessantes e divertidos

Essa dica serve tanto para professores quanto para alunos! De nada adianta criar encenações mirabolantes se o aluno nunca vai passar por isso na vida real. O segredo para melhorar a conversação em inglês está em entender primeiro os assuntos que interessam aos alunos. E quando eles aprendem o que gostam, aprender o que é necessário fica muito mais fácil.

Inserindo o inglês em situações divertidas e cotidianas, a gente tira o foco da obrigação de aprender o idioma e os alunos passam a se preocupar em conseguir se comunicar para poder participar de atividades que são prazerosas.

Uma solução seria tentar trocar as simulações de diálogos por interações reais sobre assuntos que despertam a curiosidade e eles vivenciam no dia a dia, como culinária, filmes, séries, jogos ou outras atividades que proporcionem experiências positivas com a prática do inglês.

2# Treine o seu cérebro para pensar em inglês

Realmente, conversar em inglês (speaking) pode ser mais difícil do que dominar habilidades como writing, listening e reading. Isso acontece porque, além da pressão natural da interação social, a conversação em inglês exige mais agilidade de raciocínio. Precisamos ouvir, compreender, pensar na resposta e pronunciar as palavras do jeito certo. E, junto de pessoas ainda desconhecidas, isso pode parecer assustador.

Com exercícios diários, inseridos naturalmente na sua rotina, você ajuda o seu cérebro a encontrar atalhos entre ouvir, pensar e falar. Para isso, comece mudando seus hábitos de lazer e entretenimento, por exemplo.

Coloque seus dispositivos eletrônicos em inglês e assista às suas séries favoritas com a legenda original ou sem legenda. Vale lembrar aqui que as legendas diferentes do idioma original costumam suprimir muitas palavras ou modificar gírias e outras expressões, então usando a legenda original você acaba aprendendo também expressões mais casuais e naturais para os nativos que são pouco trabalhadas no vocabulário das aulas. Também tente ler blogs e notícias em inglês porque, além de te ajudar a treinar o raciocínio, esse hábito possibilita que você tenha acesso a conteúdos e informações variados que não seriam encontradas só nas pesquisas em português.

3# Aprenda como uma criança: imite

Ler para si e ler em voz alta têm um resultado muito diferente. Então, coloque a sua criança interior para trabalhar!

Imite o sotaque, repita falas de filmes (sempre com a entonação adequada), cante suas músicas favoritas em inglês, leia textos em voz alta e use a pesquisa por voz para ver se o Google consegue te entender. E sempre que tiver dúvida sobre a pronúncia correta, busque em dicionários confiáveis para confirmar, como o Oxford ou o Cambridge.

Essas pequenas práticas no dia a dia podem fazer toda a diferença em uma situação real de diálogo porque te ajudam a se acostumar com as nuances de som e também a diversificar seu vocabulário.

4# Encontre um grupo de conversação em inglês

Se a melhor forma de aprender é fazendo, faça! E faça em grupo, com pessoas que têm o mesmo objetivo (treinar o speaking) e vão te motivar a continuar melhorando.

Monte o seu grupo de conversação, ou procure um que já exista para participar. Hoje, existem muitos grupos de conversação online e algumas escolas de inglês também oferecem clubes de conversação abertos ao público. Alguns aplicativos oferecem contato com nativos para conversação em inglês, e isso ajuda muito a trabalhar o sotaque. Mas se você não encontrar nenhum grupo, monte o seu próprio clube de conversação em inglês com parentes e amigos.

De qualquer jeito, vai ser bom para praticar o seu inglês e também para conhecer gente nova. Afinal, essa não é a principal vantagem de falar outro idioma? Poder conversar com mais pessoas!? O crescimento profissional e acadêmico também são só consequências de poder se relacionar com pessoas e ambientes diferentes.

5# Experimente a imersão em inglês

Tente passar, no mínimo, um dia inteiro vivendo experiências em inglês. Escolha canais de TV internacionais, ouça músicas internacionais, converse com as pessoas pessoalmente ou por mensagem de texto/áudio em inglês e veja como sua capacidade de raciocínio em inglês vai melhorar.  Depois de um dia inteiro de imersão, voltar a falar português vai parecer até esquisito.

Tente colocar essas 5 dicas em prática, insira o inglês aos poucos na sua rotina e, em breve, você nem vai lembrar que estava difícil. Continue sempre praticando, o aprendizado do inglês deve ser constante e só assim vai ficar cada vez mais fácil. Não sinta vergonha de cometer erros porque eles nos fazem nunca esquecer do que aprendemos. E, principalmente, encontre o seu grupo de conversação em inglês e faça disso um momento divertido, sem pressão.

Quer falar inglês com a gente? Temos aulas em grupos e Vip online e presenciais, além de clubes de conversação e programas de imersão que podem te ajudar.

Veja também

Como estudar nos Estados Unidos em 6 passos

Como estudar nos Estados Unidos em 6 passos

Não é difícil encontrar jovens que carregam o sonho de estudar nas grandes universidades dos Estados Unidos, a House está aqui para te ajudar nesta conquista. Aqui você irá encontrar um guia com informações que irão te ajudar a tirar o sonho do papel e ir estudar nos EUA.